Shanghai, ou Xangai, China
Shanghai, ou Xangai como é conhecida, é a maior cidade da China, seguida por Pequim (Cidade Proibida e A Grande Muralha) e Ghuangzhou. E uma das maiores do mundo. É uma metrópole que agrada a todos. Mas a impressão que tive quando cheguei lá é que Xangai é muito mais do que um lugar para fazer compras. Os Skylines de Pudong criam uma vista maravilhosa da cidade.
Xangai é o maior centro comercial da China e tem o maior e mais movimentado porto do mundo. A cidade é linda e muito bem organizada (apesar do forte comércio).
De todas as empresas aéreas que voam para o Aeroporto Internacional de Pudong (PVG), voei com a Emirates Airlines partindo de Dubai. Em movimento, PVG só perde para o Aeroporto de Pequim (PEK).
Saindo do hotel fui direto para a área de Pudong (ou Pudong New Area) a área mais moderna e popular de Xangai, às margens do Rio Huangpu e o Mar da China Oriental. Pudong é considerado o centro comercial e financeiro da China (Lujiazui Finance), conhecido como Shanghai World Financial Center.
Do outro lado do rio fica o Bund (Wai Tan), área mais antiga de Xangai, com prédios e construções históricas, de lá a vista para Pudong é maravilhosa. O bom de visitar o Bund é ver o contraste das construções antigas com os skylines modernos e iluminados em Pudong. Ali tem um calçadão onde você dá de cara com a vista abaixo. O bom é ir no fim de tarde, para curtir a vista de Xangai tanto de dia quanto a noite.
Lá em Pudong foi construída a Torre Pérola Oriental, que é uma torre televisiva, logo após a Canton Tower em Guangzhou é uma das mais altas do mundo com 468 metros de altura. Próxima a ela foi construída também a Jin Mao Tower, 11º maior torre do mundo com 421 metros. Vale a pena subir na Torre Pérola Oriental e ver a cidade toda iluminada, com os skylines mais modernos do mundo.
O bom mesmo é visitar os dois lados do rio, o antigo e o novo. O acesso é fácil de metrô pois tem estações em ambos os lados. Vale a pena ficar até anoitecer, já que a noite os prédios altos e modernos se iluminam.
No calçadão do Bund vão casais de noivas e noivos com um fotógrafo para fazer um ensaio fotográfico de casamento com a vista de Pudong como pano de fundo.
Se você deseja fazer compras, está no lugar certo. Xangai é conhecido com o paraíso das compras, sem dúvida os preços e as opções são melhores que em Hong Kong, Pequim ou Ghuangzhou.
O bom da China é que os comerciantes chineses estão bem acostumados com a pechincha. Então nunca aceite a primeira oferta, sempre tente baixar um pouco mais, porque no fim eles cedem.
Nas minhas saídas para compras na China quando via algum produto que tinha certeza absoluta que iria comprar, nunca dava o dinheiro de primeira. Perguntava para a vendedora quanto era e eu oferecia um preço menor. Se ela se recusasse (sempre dizem que estão Bankrupt, ou seja, falidos) eu dizia que não queria comprar. Saía da loja e depois de 30 minutos retornava. Fazia a oferta novamente e a vendedora acabava cedendo.
Em Xangai o principal lugar para comprar fica na Nanjing Road, é uma avenida com milhares de lojas. A oferta de produtos é grande e os preços são os melhores. Vale a pena dar uma volta na Nanjing Road a noite também, as luzes neon das lojas torna a avenida extremamente iluminada.
Outros lugares para compras em Xangai estão na Huaihai Road, conhecida como a Times Square de Xangai, o bairro da moda, das roupas e acessórios.
Na North Sichuan Road faça compras no esquema de pechinchas que eu descrevi acima. Lá você encontra itens de boa qualidade e falsificações também.
Vou pra Xangai no começo do ano que vem e pretendo fazer muitas compras. É tranquilo andar com dinheiro e eletrônicos na rua ou tem muitos assaltos por lá?
Abraços
Olá Marcos!
Sempre andei tranquilamente pela ruas de Xangai e nunca vi assalto nenhum. No entanto é melhor não dar bobeira e deixar por último as compras dos itens mais valiosos. Assim você já entra em um táxi de volta para o hotel sem riscos de ficar vagando na rua com a sacola cheia.
Abraços e boa viagem!