Vida em Dubai, viver nos Emirados Árabes Unidos :
Dubai para mim é um lugar muito fácil de descrever, pois morei lá por alguns anos e senti na pele o que aquela cidade incrível construída no meio do deserto significa. Neste post vou falar um pouco sobre como é a vida em Dubai.
Quando fui morar lá ninguém sabia ao certo o que era esse lugar. Minha família e meus amigos achavam que era alguma cidade no meio do Afeganistão ou da Arábia Saudita. E como ainda era o George W. Bush que governava os Estados Unidos, a guerra com o Oriente Médio estava no clímax!
Fui para Dubai através da Emirates Airlines que me contratou como tripulante e que me deu a oportunidade de conhecer o mundo a partir de Dubai.
Hoje posso dizer que minha vida se divide em Antes de Dubai e Após Dubai. Isso porque foi lá que alcancei a minha independência, não só financeira, mas também independência espiritual e total desapego com todas as minhas raízes. Lá também conheci o meu marido e engravidei do nosso primeiro filho, o Joaquim.
Não é fácil para uma pessoa deixar tudo para trás e viver em um mundo novo, onde você não conhece ninguém; os costumes e a cultura são completamente diferentes do que você está acostumado a viver.
Os Emirados Árabes até tentam se adaptar ao mundo ocidental, no entanto é, e sempre será, um país muçulmano. Apesar das inúmeras construções, dos maiores hotéis e shoppings centers do mundo, ainda se pode sentir aquela cultura religiosa muçulmana onde as mulheres andam de Burca e os costumes datam de mil anos atrás.
É um enorme contraste onde o moderno se choca com o islamismo conservador. Não me leve a mal, não estou criticando os muçulmanos. Bem pelo contrário, sempre foi um povo que eu me dei bem e sempre respeitei muito os árabes em todos os sentidos. Mas realmente é difícil de assimilar que construções tão modernas e inovadoras surgiram a partir de um povo com apego a valores tão ancestrais.
No meu ponto de vista, o Sheikh Mohammed bin Rashid Al Maktoum, vice presidente dos Emirados Árabes Unidos e Emir de Dubai, é um visionário. Tanto Dubai, quanto Abu Dhabi, na minha opinião quebram todos os paradigmas do Oriente Médio no quesito inovação tecnológica e tolerância aos costumes ocidentais.
Afinal de contas, Dubai é feita de estrangeiros, ou Expats como chamam, pessoas que largaram tudo no país onde nasceram para virar mão de obra barata nos Emirados Árabes. São eles: indianos, paquistaneses, africanos, marroquinos; e é claro, brasileiros, europeus, australianos e muitos, mas muitos mesmo, asiáticos!
Toda essa gente começou uma vida nova em Dubai e em Abu Dhabi trabalhando na construção civil, aviação (Emirates Airlines e Etihad), empresas de jardinagem, comércio, rede hoteleira, empresas de limpeza, entre muitos outros setores!
Dubai precisa de muita gente para manter aquele oásis no meio de tanta areia. Os locais são em menor número. Até porque há 30 anos atrás Dubai era apenas uma vila de pescadores que se tornou no que é hoje, e a mão de obra é claro, teria que vir de fora!
É fácil se admirar com praticamente tudo em Dubai. As construções vistas ao longe parecem ilusão, como se fosse realmente uma alucinação no meio de um deserto seco. O investimento feito aqui foi muito, mas muito grande! E acredito que não deva ter um investidor e empresário de sucesso no mundo que não queira investir seus dólares por lá! O retorno é certo e rápido!
Dubai é o umbigo do mundo, onde milhares de conexões são feitas. Quem precisa atravessar o mundo, com certeza fará uma parada nos Emirados Árabes, seja em Dubai ou em Abu Dhabi, ou até mesmo em Doha no Qatar. As fontes de petróleo uma hora secarão e foi preciso investir no turismo e na aviação para todo aquele dinheiro das famílias reais continuar circulando e rendendo!
Sem dúvida os Emirados Árabes são o país mais multicultural em que pisei os pés! É uma mistura de cidadanias, culturas e línguas! Impossível não se perguntar como que todos essas pessoas do mundo inteiro, de costumes e ideais tão diferentes, convivem em harmonia? Simples, todos tem o mesmo objetivo: dinheiro!
Todos estão lá atrás de uma vida melhor ou de economizar um bom dinheirinho para enviar à sua família na terra natal. Por esse motivo, todos convivem em harmonia, sendo que cada um faz o seu!
A língua falada lá é o Inglês, muito mais do que a própria língua Árabe oficial do país. Só assim para todo esse povo se entender!
Só vivendo lá mesmo para entender do que eu estou falando! Acredito que é uma experiência única viver em Dubai! Acredito que viver em Dubai é como viver no mundo inteiro, pois lá convivemos com todas as culturas de todos os países ao mesmo tempo! Dubai criou uma nova cultura, o multiculturalismo de Dubai!
Mais fotos:
Adoro viajar! Ótimas dicas
Obrigada Daniel!
Volte sempre! Abraços
Meu sonho é morar em Dubai mas sou mulher. Como é a vida das mulheres lá? Tem que andar toda coberta?
Olá Adriana. Vida normal para as mulheres, não precisa andar coberta, apenas as muçulmanas. Dubai é uma cidade muito ocidentalizada. Muitas culturas convivendo em harmonia . Nunca sofri por ser mulher lá em Dubai. Bem pelo contrário, sempre fui muito respeitada.
Abraços!
Como consigo trabalho em dubai?
Olá Fernando.
Tem diversos lugares para trabalhar em Dubai. Restaurantes, hotéis ou até mesmo com a Emirates Airlines, empresa que trabalhei por alguns anos. Também existem agências de trabalho que fazem ofertas de emprego nos Emirados Árabes Unidos.
Abraços e boa sorte!
Vamos pra Indonesia e faremos uma conexão em Dubai. Tem dicas do que fazer pra aproveitar bem essas 48 hs que teremos lá? Obrigado
Olá Thomas!
Depende muito do que você deseja fazer por lá. Você pode curtir a beleza de Dubai visitando The Palm, no Atlantis Hotel; o Burj Al Arab; a vista lá de cima do Burj Khalifa.
Se quiser fazer compras pode ir nos Shoppings Centers: Dubai Mall, City Centre, Festival City, Emirates Mall, Gold Souk.
Ou se quiser curtir o clima do deserto pode fazer o tour do Desert Safari!
Abraços e boa viagem!
Ive read many times arabian adventures are really gud. Bt they are also really expensive. Can you suggest any other gud company. I want dune bashing. Belly dance. Camel ride dinner.