Guangzhou, China
Minha passada por Guangzhou foi rápida, mas deu pra ter uma boa noção do que é essa cidade chinesa. Também conhecida com Cantão, ou Canton. É a capital e a maior cidade do distrito de Guangdong. É a terceira maior cidade da China, só fica atrás de Pequim e Xangai. A primeira vez que fui achei a cidade um pouco bagunçada e foi onde tive uma maior dificuldade de comunicação (mais ainda do que em Pequim e Xangai). Mas na segunda visita, mudei de ideia quando conheci o centro da cidade, o Chimelong Safari Park e o Pearl River.

Na foto acima está o centro da cidade de Guangzhou. Como você pode ver, tudo em Mandarim. Passei por aquela barraquinha vermelha e não fazia ideia do que era e nem o que fazia. Com certeza se tivesse algum chinês ali dentro também não saberia me dizer do que se trata, pois não falam inglês. E nesse clima é difícil de acreditar como Guangzhou é sede da maior feira mundial de exportação e importação.

- Guangzhou, China @ana.marmo
Como é uma das maiores cidades chinesas, inúmeras Empresas aéreas voam para lá. Como parti de Dubai, viajei com a Emirates Airlines, pousando no Aeroporto Internacional de Guangzhou Baiyun, CAN.
Passeando pelas ruas do centro dá para sentir aquela atmosfera chinesa, de comércio misturado com antigos costumes e decoração chinesa milenar. Lá você pode visitar a Canton Tower, a terceira maior torre do mundo e a construção mais alta da China com 600 metros de altura. A vista lá e cima é incrível, a torre é muito bonita principalmente a noite quando fica toda iluminada. Mas é claro que, assim com a Grande Muralha da China e a Cidade Proibida, a Canton Tower também fica lotada de turistas que a visitam diariamente.
A entrada é 150 Yuan e lá dentro tem vários restaurantes, lojas e um museu de réplicas. Você também pode conferir a atração do elevador que despenca e a caixa de vidro projetada para fora, onde você pode tirar fotos do exterior da torre.

@ana.marmo
Em 2008 ganhou o título de Cidade Global, junto à outras grandes metrópoles mundiais. Realmente a cidade é muito grande e moderna. Pena que peca um pouco no quesito comunicação.
Uma curiosidade, Guangzhou construiu a segunda maior linha de ônibus no estilo BRT do mundo (só perde para Bogotá, Colômbia) e foi construída baseada no sistema de ônibus de Curitiba, Brasil.

No centro você encontra de tudo, é perfeito pra quem deseja fazer compras e achar produtos MADE IN CHINA a preço de banana.
São muitas praças e jardins bem cultivados onde você pode ver grupos de pessoas fazendo Tai Chi Chuan. É claro que eu não consegui me controlar e acabei me metendo na prática deles.


Passeando pelo centro de Guangzhou eu me senti super bem e segura. Até curti uma música ao vivo em uma das praças. Apesar do forte comércio e clima caótico de compras, é possível relaxar e descontrair um pouco nas praças públicas.



Outra opção bem legal para ver em Guangzhou é o Chimelong Safari Park. Um mini safari com leões, tigres siberianos, cangurus albinos, pandas, lêmures, koalas, elefantes, girafas e ursos. A grande atração são os pandas trigêmeos. O lugar é lindo, as atrações com os animais são bem divertidas e o Park fica no meio da vegetação chinesa. Também tem um ótimo restaurante onde você pode almoçar. Uma ótima opção para sair do ritmo frenético de compras que sentimos na China.
Apesar do Chimelong Safari Park ser um lugar maravilhoso, a entrada é um pouco cara, 280 Yuan.



Fim de tarde caminhei pela orla de Pearl River, um lugar lindo com muitos restaurantes. Vale a pena passear de barco e escolher um lugar legal para comer. O rio corta a cidade e durante o passeio de barco você pode ter uma boa noção do que é a cidade. A noite a orla fica bem iluminada e agradável. Os prédios ficam bem iluminados e da orla também dá para ver a Canton Tower. Uma vista linda. O passeio de barco no fim de tarde se inicia as 16:30 e é servido chá com amendoins. Legal é ficar na parte de cima do barco, um pouco mais caro mas a vista é mais bonita, já que os vidros da parte de baixo são sujos e embaçados o que dificulta tirar fotos.

Clique nos links para mais dicas sobre a China, Xangai e Pequim (Cidade Proibida e A Grande Muralha da China.
Mais fotos:



Foi o que eu estava procurando por um longo tempo, Post muito relevante.