O que fazer em Moscou, Rússia
Moscou (Moscow) é uma cidade de contraste. Já fui para lá no meio do inverno rigoroso quando tudo estava branco da neve e já fui no verão quando o calor é de rachar! Incrível, mas sim! Moscou também tem verão! E que verão gostoso quando os termômetros podem chegar aos 30 e poucos graus e você pode andar até de bermuda na rua!
Moscou é a maior cidade e a capital da Rússia. Suas terras, assim como a Turquia, pertencem tanto ao continente Europeu quanto à Ásia, em um bloco conhecido como Euroásia. O território da Rússia domina quase metade da Europa e um terço do território Asiático. É reconhecida como uma Cidade Global e também como a metrópole e megacidade mais fria do mundo! E como é frio por lá!
Antes de ir pra Moscou, quando ouvia o seu nome me vinha na cabeça uma cidade fria, onde tudo é cinza, as pessoas sérias (bem como nos filmes do 007 ou qualquer outro filme que os Estados Unidos tentou rotular a Rússia durante a Guerra Fria). Mas na verdade quando pisei lá vi que Moscou é muito mais que isso, uma metrópole enorme, bem turística, com um sistema de metrô muito bom e muitas cores na Red Square (Praça Vermelha)! Até o frio fica mais divertido!
Saí de Dubai com a Emirates Airlines, com destino ao Aeroporto de Moscou, ou Aeroporto Internacional Domodedovo (DME). As principais companias aéreas da Rússia são a S7Airlines, KrasAir e a Transaero.
Você pode conhecer os principais pontos turísticos da cidade a pé! Em uma caminhada deliciosa na neve (esteja muito bem vestido com roupas de frio para isso) ou no verão russo caloroso!
A primeira atração turística que visitei em Moscou sem dúvida foi o Metrô. Sim! O Metrô de Moscou é uma verdadeira obra de arte.
Olha isso gente! Muito lindo, é praticamente um museu público! Sem pichações, tudo muito bem preservado e cada estação tem uma surpresa, uma obra de arte diferente!
Compara com o Metrô de São Paulo! É até covardia. Sem dúvida é imperdível!
Apesar da beleza, é um pouco confuso andar de metrô em Moscou. Os atendentes não falam inglês (então para comprar o passe tive que mostrar nos dedos quantos eu queria) e as placas estão em russo (Alfabeto Cirílico Russo).
É preciso ter certeza da estação em que você quer descer pois é muito difícil conseguir direções e informações por lá (antes de sair do hotel, me informei bem certinho sobre qual estação de metro deveria descer para ir até a Praça Vermelha, já que a recepcionista falava inglês).
O metrô de lá foi feito unicamente para o transporte, sendo que não tem lojinhas, nem sanitários e nem cafés para lanchar. As linhas que vão para a Praça Vermelha se entrecruzam com linhas que saem para fora da cidade, então isso pode confundir um pouco o turista.
De onde você estiver, entre em qualquer estação de Metrô e desça na estação Teatralnaya, onde você pode conhecer o Teatro Bolshoi!
Quem nunca ouviu falar do balé mais famoso do mundo? Se você estiver pensando em assistir a um espetáculo de dança por lá, garanta sua vaga o quanto antes! Difícil comprar ingressos na hora! Bom mesmo é comprar o ingresso online se você conseguir planejar a sua viagem à Moscou com meses de antecedência (no mínimo uns 3 ou 4 meses antes)
Próxima ao Teatro Bolshoi está a Red Square (Praça Vermelha), onde fica a residência oficial do Presidente. A Praça é considerada o centro de Moscou, tanto que as principais ruas que conectam às principais avenidas da cidade se originam na Praça Vermelha.
Na Praça Vermelha fica a Catedral de São Basílio, o Kremlim de Moscou, o Museu Histórico do Estado e o GUM de Moscou.
A Catedral de São Basílio é linda! Toda colorida e já pude a ver logo da entrada da Praça Vermelha, me emocionei com a beleza dessa catedral ortodoxa russa. Foi o mesmo sentimento que tive quando vi a Torre Eiffel em Paris; a London Bridge em Londres; o Coliseu em Roma ou até mesmo a Muralha da China em Pequim… Esses monumentos que só conhecíamos por livros e pela televisão. Quando chego perto deles a sensação é de chorar de felicidade. Mal dá para acreditar que finalmente estamos a poucos metros deles.
A Catedral foi construída inspirada em uma fogueira que sobe ao céu e fica no extremo sudeste da Praça Vermelha, de frente para a Torre Spasskaya do Kremlin.
o Kremlin é a sede do governo da Rússia (e da extinta União Soviética), significa fortaleza e é como se fosse mesmo uma fortaleza vermelha.
Antes de chegar na Praça Vermelha, passei por barracas de comércio onde vendiam as famosas Ushankas (toucas russas) e as Matrioscas (bonecos russos) um brinquedo tradicional da Rússia feito de madeira colocado um dentro do outro (da maior que está no exterior pra menor que é o último bonequinho e o único que não é oco). Vi milhares de Matrioscas, desde as tradicionais bonequinhas russas até jogadores de futebol (Ronaldinho Gaúcho)
Apesar de tudo ser caro por lá (Moscou é considerado uma das cidades mais caras do mundo) vale a pena levar uma matriosca e uma Ushanka para casa, afinal quando você terá a chance de voltar à Moscou?
Mais fotos:
Fantástico! Estamos planejando ir pra Moscou em 2018 na copa do mundo. Já pesquisei bastante e acho que vai ser difícil se virar com o Russo. Tem indicações de algum hotel legal pra ficar?
Olá Kátia, também pensamos em retornar lá em 2018. Sempre indico os sites trivago.com e booking.com para reservas de hotéis com maior segurança.
Abraços e boa viagem!
Que linda aninha!! Muito legal ler sobre as suas viagens! Tudo bem detalhado e informações bem interessantes! Sem falar das fotos! Parabéns querida! Beijos!
Obrigada Raquel! Beijos!
Excelente!
Obrigada Mariana!
Abraços
Não falam inglês lá nem nas placas? O meu inglês tb não é aquelas coisas. Já pensei em ir pra Moscou mas sempre acabo desistindo
É melhor ir no frio ou no calor? Acho que seria legal curtir a neve e o frio mas vamos com os filhos e não queria que eles sofressem muito